Juína
Nasce em Juína o Instituto Saberes, Associação voltada para projetos socioculturais
Compartilhe:
Um grupo de amigos que atuam na área da arte, da educação e da cultura no município de Juína decidiram se unir e criar o Instituto Saberes, uma associação sem fins lucrativos voltada para a propagação do conhecimento através de projetos socioculturais. O lançamento oficial do Instituto aconteceu nesta sexta-feira, 05 de outubro, Dia da Cultura e da Ciência.
O Instituto é presidido por duas mulheres: Vanilda Reis e Patrícia Itaibele, ambas professoras e militantes das causas sociais e culturais. Além delas compõem o Instituto como sócios-fundadores:
Jaime Zehamy Rikbakta – Cacique e Presidente da Associação do Povo Rikbaktsa
Lorena Boaventura – Produtora Cultural, Educadora Física, Bombeira Profissional Civil, Professora Técnica de Primeiros Socorros, Suporte Básico de Vida e Brigada de Incêndio
Luana Cirgerza – Produtora Cultural e Instrutora de Dança
Cacilda Vieira – Servidora Pública e Ativista Cultural
Bruno Smaha Trivisanuto – Produtor Cultural
Layana Reis – Fotógrafa e Ativista Cultural
Lucas Dias – Historiador e Ativista Cultural
Marleci – Artesã e Ativista Cultural
Tiú – Capoeirista e Ativista Cultural
Bruna Vieira – Artesã e Ativista Cultural
Renata Aredes – Artesã e Ativista Cultural
Loys Lene – Dançarina e Ativista Cultural
Ryan – Fotógrafo, Ator e Ativista Cultural
De acordo com a presidente Vanilda Reis, a Associação Instituto Saberes nasce alicerçada nos quatro pilares da educação, definidos pela UNESCO: Aprender a conhecer – Aprender a fazer – Aprender a conviver e Aprender a ser.
“Nossa linha mestre de atuação serão os quatro pilares da educação, e com eles atuaremos fortemente para a efetiva promoção da igualdade de oportunidades em favor das mulheres, povos indígenas, comunidade LGBTQIA+, população negra, pessoas com deficiência e segmentos étnicos e religiosos considerados historicamente vulneráveis. A nossa missão é promover os diversos saberes visando à paz social, à garantia de direitos humanos e o exercício pleno da cidadania com total respeito à dignidade da pessoa humana”, destacou Vanilda.
O Instituto Saberes desenvolverá suas atividades sem distinção e discriminação de qualquer espécie, seja de raça, cor, orientação sexual, identidade de gênero, língua, condição social, credo religioso, opinião política ou de outra natureza.
Juinamews.com.br